A seguir

Por que os Alemães Continuaram Lutando até o Colapso Absoluto? | 1944 e 1945

2 Visualizações· 12/28/23
Bolo De  Fuba
Bolo De Fuba
Assinantes
0

🔴 Considere apoiar o canal:
▶ PIX: historiouww2@gmail.com

Acima de tudo, a Wehrmacht continuou lutando. As perdas eram impressionantes. Entre 300.000 e 400.000 soldados alemães morriam a cada mês à medida que o fim da guerra se aproximava. Mas não houve uma revolta generalizada, como em 1918. A maioria dos soldados, assim como a população civil, ansiava pelo fim da guerra. Os sinais de desintegração eram inconfundíveis. Milhares de soldados desertaram, apesar de punições draconianas se fossem pegados. No entanto, eles eram uma pequena minoria. A Wehrmacht continuava funcionando. Se não o fizesse, o regime teria entrado em colapso. Mas os generais ainda emitiam suas ordens, por mais desesperadoras que fossem as circunstâncias. E as ordens eram obedecidas.

A escrita estava na parede desde o verão de 1944, quando os Aliados ocidentais consolidaram seu desembarque na Normandia e o Exército Vermelho avançou profundamente na Polônia. Mas a liderança alemã, não apenas Hitler, ainda acreditava que, se não na vitória total, algo pelo menos ainda poderia ser obtido na guerra. Pensava-se que novas armas devastadoras estavam a caminho. Se algum dano terrível pudesse ser infligido a seus inimigos, pensava-se, a coalizão de guerra profana das potências ocidentais e da União Soviética se desmoronaria.

Os Aliados seriam então levados a negociações, deixando a Alemanha com algumas de suas conquistas territoriais intactas. Muitos líderes alemães apenas lentamente e relutantemente abandonaram tais ilusões. Somente após o rápido colapso da última grande ofensiva alemã nas Ardenas e, ainda mais calamitosamente, o devastador ataque do Exército Vermelho em janeiro de 1945, ficou óbvio que a guerra estava irremediavelmente perdida. Uma vez que os Aliados ocidentais cruzaram o Reno em março, o avanço para o coração do Reich foi rápido. No leste, o Exército Vermelho estava pronto para o assalto final a Berlim. Não havia razão para continuar a guerra. Mas a Wehrmacht continuou lutando.

Lutar até o fim em uma causa obviamente perdida é raro. Quase todas as guerras na história moderna, como a Primeira Guerra Mundial, terminam com alguma forma de negociação. Mesmo regimes autoritários, claramente destinados a um fim trágico, normalmente não conseguem resistir até o ponto de destruição total. Geralmente, são derrubados antes, seja por uma revolução de baixo para cima, ou, com mais frequência, por um golpe interno dentro das elites governantes. Mas a Alemanha nazista se recusou a se render.

Por quê?

FONTES:
https://ciaotest.cc.columbia.e....du/journals/jomass/v
https://www.irishtimes.com/cul....ture/books/why-did-g
https://www.historyextra.com/p....eriod/second-world-w
https://en.wikipedia.org/wiki/....End_of_World_War_II_
https://www.armyupress.army.mi....l/Portals/7/combat-s

---------------------------

00:00 Início
03:44 Sinais de Desintegração
09:08 Detestação Generalizada

Mostre mais

 0 Comentários sort   Ordenar por