A seguir

WWII SEGUNDOS FATAIS PEARL HARBOR 2/3

0 Visualizações· 07/13/23
Bolo De  Fuba
Bolo De Fuba
Assinantes
0

Há 70 anos, a armada imperial japonesa atacava de surpresa Pearl Harbor, escreve o canal, que reconstrói os acontecimentos que se seguiram com imagens de arquivo inéditas, incluindo as gravações que os japoneses fizeram da ofensiva, num documentário de dois episódios.

Pouco foi dito sobre as primeiras respostas do presidente Franklin D. Roosevelt aos ataques nipónicos em 1941. O canal assinala o 70º aniversário deste momento crítico da história mundial, num especial de duas horas que destaca os segredos e detalhes pouco conhecidos das reacções do presidente nas primeiras horas deste «dia que será lembrado para sempre como infame».



«Pearl Harbor: 24 Horas Depois» proporciona um olhar profundo sobre este momento de viragem do séc. XX, depois da notícia do ataque ser transmitida telefonicamente ao presidente. Através de uma pesquisa exaustiva e novas provas recolhidas na sua biblioteca, este especial oferece um olhar surpreendente do homem por trás do presidente e da forma como enfrentou o desafio da transição da paz para a guerra.

Não havia ligações directas entre Pearl Harbor e a Casa Branca. À medida que chegavam informações sobre o bombardeamento, o pânico instalava-se. O estilo único de liderança do presidente impediram-no de galvanizar o povo americano no decurso de um grave e potencialmente desmoralizador ataque. Foi necessário gerir informação decisiva, manter segredo do Congresso e do público, evitando que o inimigo se apercebesse das fraquezas, refere o canal.

Esta vivida contagem, minuto a minuto, da autoria de Steve Gillon, autor do livro «Pearl Harbor: FDR Leads the Nation Into War», retrata as horas de pânico e consternação que se apoderaram da Casa Branca.

«Oh no!», foram as primeiras palavras de Roosevelt, demonstrando uma estranha passividade e calma, por todos notada. As informações chegavam a conta gotas, o primeiro relatório sobre as investidas japonesas foi recebido 2:30 depois do início do ataque. Como puderam ser apanhados tão de surpresa?

Em duas horas, os japoneses feriram e mataram 3581 pessoas e destruíram 18 navios e 249 aviões de Pearl Harbor, base naval e quartel-general que os americanos mantinham no Pacífico. No dia seguinte, os EUA entraram oficialmente na Segunda Guerra Mundial.

No memorável discurso pós-ataque, em 9 de Dezembro de 1941, quatro anos antes do lançamento das bombas atómicas sobre o Japão, o presidente americano declarou: «Vamos vencer esta guerra e vamos conquistar a paz que se seguirá. E nas horas escuras deste dia -- e através dos dias negros que talvez ainda venham -- saberemos que a vasta maioria da humanidade está do nosso lado», sublinha o História.

Mostre mais

 0 Comentários sort   Ordenar por


A seguir